sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A hora é agora!

Sexta feira, 02 de outubro de 2009, mais ou menos 14:00! Começava aí, a realização de um sonho brasileiro! A realização dos Jogos Olímpicos (E Paraolimpicos) de 2016 no Rio de Janeiro!


Após uma maratona de apresentações onde se pode ver os projetos de Chicago, Tóquio, Rio e Madrid, a “cidade maravilhosa” ganhou um, ou melhor, 66 votos de confiança dos membros do COI, contra apenas 32 pra candidatura de Madrid, que não conseguiu emplacar dois jogos seguidos na Europa!


Analisando somente as duas finalistas, temos que dizer: O Rio ganhou na emoção! Na voz do povo! No melhor jeitinho "a la brasuca". Madrid tinha cerca de 77% das instalações já prontas para os jogos. Enquanto o Rio, só projetos! Um dos principais pontos pra se realizar as Olimpíadas é o apoio popular! E isso, inegavelmente, o Rio de Janeiro tem! Além da experiência com a realização dos Jogos Pan-americanos de 2007! Podemos não ter quase tudo pronto pros jogos! Aliás, estamos longe, muito longe disso, mas temos a garantia financeira dos três níveis de governo. A cidade já havia tentado, sem sucesso, a realização dos jogos de 2004 e 2012! Dessa vez, não deixamos escapar! As Olimpíadas são nossas!


Vale lembrar que antes dos Jogos, realizaremos uma Copa do Mundo, em 2014! Ou seja, o Brasil será o centro das atenções no mundo esportivo, sendo sede das duas competições de maior importância no planeta. É fato que não temos tradição esportiva, exceto no futebol e no volei, que são esportes onde somos hegemônicos. Não temos infra-estrutra suficiente, seja o tema transportes, hotéis, Vila Olímpica ou simplesmente um centro de treinamento. Atleta no Brasil ou é superstar ou não ganha nada. Sem contar que a corrupção vai tentar superfaturar todas obras que estão por vir. Todavia calar-se diante dessa situação, é comodismo. Dizer que o Rio não merece uma Olimpíada ou que o Brasil não temos como fazer uma Copa é fácil demais. Peraí, somos brasileiros!!! Acordamos cedo e enfrentamos ônibus lotado todo dia e ainda assim somos referência de alegria no mundo. E se a nós ao invés de só criticarmos o país, usassemos como "desculpa" esses eventos? Para, sei lá, cobrarmos seriedade da política, investimentos para nossos atletas, infra-estrutura para nossas cidades? O dinheiro virá, da iniciativa privada, do exterior e principalmente do nosso bolso, então achamos que seria válido, pelo menos dessa vez, fazermos essa grana valer a pena ao invés de esperarmos que os outros façam tudo isso por nós. Pensem um pouquinho no assunto, se estamos falando besteira ou se tem algum fundamento nessas palavras.


Os Jogos Olímpicos são nossos, a Copa do Mundo é nossa, e cabe a nós sermos ATIVOS nesse longo caminho que trilharemos até a realização dos Jogos!


Para aqueles que tiverem vontade de conhecer um pouco mais do projeto brasileiro, segue o vídeo “A Paixão nos une”!



E uma foto do projeto da Vila olímpica!




Mais uma vez dizemos, é a nossa oportunidade de mostrarmos pro mundo e pra nós mesmos que podemos sim, realizar essas competições, que podemos ser melhores e que podemos levar esse país pra frente!


Terminamos com a mesma frase do nosso presidente! “Chegou a hora” e complementamos: A nossa hora!


Escrito por: Luiz Novaes e Robert Ribeiro

4 comentários:

  1. Ainda acredito que o Brasil precisa esperar MAIS alguns anos antes de sediar esses eventos. Mas como eu brinquei com o Luiz : "Já que a merda está feita..." Agora é cobrar resultados dos governos, é usar essa mesma forte voz que gritou pelo Rio 2016 para cobrar compromisso do governo não só com a infra-estrutura, mas com o esporte como um todo. Quem sabe se essa voz gritar com o coração nossos atletas passam a ter apoio do governo de verdade. É fácil investir milhões em engenharia civil, difícil é manter apoio aos jovens que são promessa. É fácil fazer coisas boas quando o mundo vai aplaudir, difícil é a hora que apagar o holofote manter os investimentos. Tem,os o mau-exemplo do Pan. O que sobrou foi corrupção e abandono. Espero que a memória do povão não falhe agora e que os erros não se repitam... Ficam aqui os votos de uma brasileira que torceu sinceramente contra essas olimpíadas, mas já que elas vieram, que façam o bem.

    ResponderExcluir
  2. O texto está muito foda!Tem milhões de aspectos positivos e zilhões de negativos, mas já que estamos dentro dessa, é esperar o retorno de algo que ficará pra história sendo bom ou ruim...pelo menos nós poderemos dizer que esse é só o começo, de muitas coisas(espero) que conseguiremos!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Bom, como alguns sabem, eu odeio qualquer tipo de esporte!

    hahahahahah

    Fiquei MTO feliz com as olimpiadas aqui no Brasil!
    Concordo com uma parte do que as meninas disseram, também acho q não estamos preparados para receber um evento desse tamanho, mas que vai ser FODA, não ha o que discutir.

    Agora é torcer pra que o governo tenha conciência da responsabilidade que procurou.

    Dale Rio 2016!! \o/

    ResponderExcluir