segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bob cantou take it easy

Boa noite sras. e srs.


Sábado retrasado fomos num espeto bar ali na Lapa, Guilherme, Rodrigo, Carol e eu, sendo os três últimos blogueiros... Em meio a espetinhos de carne, bebidas e música bem cantada tive a oportunidade de discutir com Guilherme e com o Rodrigo a legalização da maconha, discussão que surgiu entre comentários sobre o vídeo do Carlos Minc que está rolando na net.


Despoticamente disse que, se me fosse dado poder, liberaria, sim, o uso da maconha em território brasileiro! Não apenas liberaria, mas como colocaria a produção dos "cigarrinhos do capeta" na mão das gigantes do setor tabagista, como a Philip Morris e a Souza Cruz e não satisfeito daria subsídios econômicos para essas empresas.

Calma caro leitor, antes de me tomar por louco, escute minha explicação. Meu desejo não é comprar um "Free Jamaica" ou "Marlboro Hemp" na padaria mais próxima. Ponderemos o radicalismo do blogueiro.

Primeiramente, maconha é uma droga barata e de fácil acesso. Lembro-me da minha sexta série na pacata Pirituba, quando pela primeira vez neguei a maldita erva, o que faria mais algumas muitas vezes na vida. Um aluno da escola me oferecera, ele tinha um saquinho, que anos depois descobriria que era uma quantidade considerável. Sendo assim, compra-lá em um estabelecimento comercial não mudaria muito a distribuição da droga.

Segundo ponto, maconha não mata. Portanto diria que a maconha é o carro chefe do tráfico, pois um usuário de cocaína ou de crack ou heroína morre ou tem complicações de saúde, enquanto o de maconha fica beleza, até esquece o nome da mãe, mas que está sempre lá para consumir de novo.

E agora vem a grande sacada: quem vende maconha hoje são traficantes armados que comandam as periferias das grandes cidades. Mais do que o chefe de uma organização criminosa, o dono da boca é o prefeito da favela. Faz as leis e as executa. Utiliza do lucro com o tráfico para comprar armas e formar seu exército. Ele causa violência, corrupção e leva milhões de reais e pessoas para o mercado negro. E eu só quero tirar esse dinheiro e essas pessoas da mão desse cara e devolver tudo ao pai de família que trabalha honestamente e para empresas empregadoras, pagadoras de impostos e com ações em bolsa. Liberar a maconha e industrializar sua produção é atacar o tráfico onde dói: no bolso! Por isso dos subsídios, para tirar market share do crime e trazer para a economia formal.

Colocar polícia para subir morro e tomar tiro de AR 15 é idiotice, eu mesmo não faria isso e não pediria para ninguém fazer, pois não vai resolver. Exército na fronteira é uma piada para um país como o Brasil que não tem contingente. Prender usuário também não ajuda, pois não temos capacidade carcerária.

Minha solução é radicalismo puro. Não estou dizendo que isso deva ser feito, nem que é a melhor solução. É óbvio que algumas restrições são necessárias como exemplo temos a Lei Anti-fumo de São Paulo, alterar a composição da droga durante a industrialização como uma forma de diluí-la, entre outras. Também não acredito que o Brasil tome alguma dessas atitudes, mesmo que não fosse conservador, nossos políticos não se interessam por problemas. Mas suponhamos que fosse implatada a ditadura Robert e tais medidas fossem tomadas, ainda que todo mundo fumasse e ficasse doidão, deve ser melhor uma Jamaica do que um Iraque.

14 comentários:

  1. Como esse post venho parar aqui, e eu nem reparei? o.O
    HAHAAHAHA
    Concordo com sua solução, em partes. E o fim diz tudo. Deve ser melhor uma Jamaica do que um Iraque!
    Belo texto man.

    ResponderExcluir
  2. Salvou os rascunhos e publicou sem mudar a data? Quase não vi também! rs
    Concordo, se a venda legalizada estivesse na mão dos grandes eles não iriam querer concorrência das bocas, logo, uma força a mais no combate do tráfico!

    ResponderExcluir
  3. O ET do Panamá nom eqxiste.
    E vc anda fumando demais.

    Rodrigo

    P.S. Talvez você comece a pensar na Ditadura Robert depois que virar Ministro do Meio Ambiente e frequentar shows de reggae... rs

    ResponderExcluir
  4. Eita, eis que brota um post no meio do nada!

    Concordo com algumas justificativas que vc deu, mas a questão é:

    Não é correto permitir um crime para prevenir outro! Não imagino viver em um mundo onde na padaria meu filho pudesse escolher entre pão e maconha!

    O interesse é não só que se cometam poucos crimes, mas que os crimes de maior lesão à sociedade sejam os menos comuns. Se o crime organizado é o que mais lesa a sociedade a medida drastica tem de ser tomada contra esses criminosos, e não contra toda uma população inocente!

    Besos

    ResponderExcluir
  5. Estou tomando a pior medida contra estes crimonosos deixando eles sem $$$...
    Quanto aos seus filhos, você que cuide da educação deles...
    Se ele quiser sair da padaria e ir no beco de trás dela, vai achar maconha do mesmo jeito...
    Tenho exemplos muito próximos de apenas a escolha individual leva você ou não para este mundo...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nesse caso concordo com o Robert. Tem gente bem próxima que sempre teve td com um certo conforto, não passou necessidade, mora em um lugar bom e se envolveu por livre e espontânea vontade. Não adianta ser proibido e o cara conseguir em qualquer esquina. Se fosse legalizado, a quantidade de impostos e o inferno que as grandes companhias iriam fazer pra combater a venda ilegal tornaria mais difícil o acesso e não mais fácil. Só consumiria quem tivesse dinheiro e cabeça frouxa, não só a segunda parte. A educação vem de casa, se seus filhos forem bem criados eles não vão querer. Enquanto alguns são mal criados, a legalização combateria muito bem o crime organizado, mesmo que levasse anos pra conseguir isso. Dar o primeiro passo é começar a mudança.

    ResponderExcluir
  8. Para este tipo de legalização seria necessário uma imensa reforma juridica no país! E se tratando de Brasil seria uma coisa um tanto demorada!

    Pra que empregar tanto trabalho / tempo em uma coisa que não traria 100% de beneficio à sociedade quando posso usar deste mesmo esforço pra combater não só a MACONHA mas todo o crime organizado?

    O uso de entorpecente vai SEMPRE existir... Esta aí o contrabando que não nos deixa mentir, é um crime gerado pelas próprias leis existentes, pois quanto mais abrangentes forem as leis maior a necessidade do contrabando, os homens só se arriscam na proporção dos lucros que podem ter!

    Mas se as leis não servem exatamente para punir aqueles que lesam o bem comum vamos então liberar não só a maconha, mas vamos também banir todo o ordenamento jurídico!

    Não precisamos de uma lei nos permitindo fazer o mal, ele esta dentro de cada um!

    ResponderExcluir
  9. quando eu li eu pensei: Déjà vu? Sério! =s

    ResponderExcluir
  10. As coias estão se misturando...
    1) Por que a maconha? Maconha não mata, é ainda menos prejudial do que o liberadaço cigarro... Ora essa um narguile faz mais mal a saúde que a maconha! O crime organizado vai continuar vendendo cocaína, crack, heroína, ecstase e etc, mas a diferença é que essas drogas são menos pops justamente por causa do estrago que causam.
    2) Uma coisa é a liberação da maconha outra é deficiência jurídica e política do Brasil.
    3) como vai combater o crime organizado??? Força física (exército e polícia) exige $$$ para contingente, treinamento e armamento, sem contar polícias honestos, basta um corrupto pra ferrar o esquema. Educação, concordo que seria a melhor maneira, mas demora. então a única saída é a econômica. A Dada mesma disse que os caras se arriscam por lucro, se tirar o lucro deles, não há porque se arriscar.
    Quanto a população, tem vinte marcas de cigarro a venda e nem todos fumam. E lembre-se que não se pode fumar em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  11. E completo, não há como fazer mal quando o mal já está feito...

    Isso não é o mundo perfeito!
    Isso é a remediação para um mundo doente!

    ResponderExcluir
  12. É Robert, você continua insistindo na teoria...
    Minhas últimas sugestões: esquece sua ideia por uns 40 anos. Quem sabe até lá o país muda, muito mesmo, até de nome, provavelmente, e comece a pensar no caso. Ou, acessa esse link aqui e começa a pensar em fundar o seu próprio país:
    http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_122639.shtml

    Lá vc será coroado Rei de Você.... rs

    ResponderExcluir
  13. Eu até poderia fundar um país...
    Mas sou brasileiro! E não desisto NUNCA!

    ResponderExcluir