sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Yes, we can!

"Pelos extraordinários esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos."
Essa foi a frase dita pelo cômite do prêmio Nobel para nomear Barack Obama para o prêmio Nobel de Paz 2009. Agora o presidente dos EUA figurará na história ao lado de grandes nomes como Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama, Al Gore, Cruz Vermelha, Yasser Arafat e Médicos Sem Fronteiras, entre tantos outros, que dedicaram suas vidas para tornar o mundo um pouco melhor.


Ora, caro leitor, pensando sobre o assunto cheguei a conclusão de essa frase foi pouco expressiva para descrever o trabalho do Obama. O cara transformou os EUA antes o valentão que batia e roubava o lanche dos mais fracos, no cara popular de que todos gostam. Lembram do Bush? Aquele cara que criou guerras em nome de mentiras, torturou pessoas e deixou a Economia mundial ao Deus-dará? Nosso "negão maroto" revogou tudo isso. Não há mais guerra no Iraque, a Economia está se recuperando, a tendência de paz no Afeganistão é maior, não se vê mais atentados como antes (lembrem-se do vídeo em que o próprio Bin Laden diz que ficou feliz com a eleição de Obama), o projeto do escudo anti-mísseis contra a Rússia foi abandonado, Guantálamo foi desativada e como se não bastasse o "cara" sugere ao mundo o desarmamento nuclear. Você brasileiro, acomodado, feliz com a Olimpíada e com seu emprego meia-boca, talvez não dê tanta importância a esses feitos que pouco ou nada afeta sua pacata vida, mas pesquise no Google dois ou três temas citados neste post ou melhor, procure pelas imagens de Hiroshima para tentar entender um pouco melhor.
É, tenho que admitir, talvez, o mundo realmente tenha jeito...

7 comentários:

  1. Confesso que fiquei meio assustada quando li que Obama ganhou um Nobel da Paz. Quando pensei nos outros nomes que eu pude lembrar que haviam realizado esse feito, pensei se ele realmente merecia. Aí lembrei de algumas dessas coisas que vc escreveu e pensei que talvez o cara realmente mereça. Mas como todo mundo aqui sabe, ele é político. E eu tenho os dois pés atrás com políticos. Espero estar certa do merecimento dele! E que ele continue merecendo pela vida afora...

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Robert,

    Discordo totalmente.
    Os EUA de Bush andavam em baixa. A popularidade do presidente, que já era ruim no próprio país, era pior fora dele. A Europa começava a pensar em dar as costas aos americanos e caminhar sozinha, já que "o seu Euro" já era moeda mais forte que o dolar. Ou seja, às beiras de uma crise, um presidente nada popular fazendo burradas mundo afora, uma China crescendo rapidamente... Àquela época os americanos eram os coitadinhos...
    But Obama can! They can!

    Em síntese, foi só entrar um cara que não era magalomaníaco como o o Bush e já é Nobel da Paz? Fala sério, ele não faz mais do que a obrigação de arrumar o país. Afinal se Bush cagou, quem vem atrás tem que limpar.

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu juro que fiquei surpreso com a noticia de que ele é o Nobel da Paz! Mas pensando melhor no assunto, realamente ele talvez mereça...
    Como eu li há pouco...
    Lula escolheu as olimpiadas...
    Obama escolheu o Nobel...
    Um vai ganhar 1.500.000,000 dólares...
    O Outro, vai gastar um pouco mais que isso...

    ResponderExcluir
  4. Rodrigão,
    O que quero enfatizar não é a ação do Obama como presidente dos EUA e sim seu papel no cenário mundial. O que acontece dentro dos EUA é problema deles.
    Obama optou pelo diálogo com nações que eram inimigas, lembrando que ele foi o primeiro presidente dos EUA a discursar para o mundo islamico, o que mudou a cara dos EUA no Oriente Médio e o primeiro a sugerir o desarmamento nuclear.
    Assim como as atuações no Iraque, Irã e afeganistão.
    É histórico que os EUA intervém nos outros países por meio de força. O Obama está tentando mudar isso. O escudo anti-mísseis é prova disso, ao invés de continuar o projeto ele preferiu sentar, conversar e desarmar todas as partes...
    E isso, meu amigo, são indícios de PAZ!

    ResponderExcluir
  5. isso é o que qualquer pessoa normal faria. Simplesmente não guerrear...

    mas de qq maneira, sempre soube que vc gostava de chupar um negão... rs

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, depois de assistir Hotel Ruanda sou completamente a favor de arrancar esse Nobel do Obama e entregar ao Paul Rusesabagina. Esse cara merece e muito!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ouvi dizer que o Obama é o Demônio disfarçado... Será?

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir